Dissertação:bicho de sete cabeças?


Os alunos sempre exclamam: “Não sei começar uma redação,deu um branco na hora de escrever,não consigo organizar as ideias que estão na minha cabeça!”
Se isso também acontece com você,darei algumas dicas para acabar com todos esses “bichos”.
 
1ª dica:
 Ler!Isso mesmo.É preciso ler para você ter ideias sobre o assunto a dissertar.Discipline-se!Faça pelo menos uma leitura diária sobre temas da atualidade ou sobre temas polêmicos,como:legalidade do aborto,intolerância religiosa,homoafetividade,Rio+20,primavera árabe,eleições municipais...
2ª dica
Levante questões sobre o tema:quais são as causas e as consequências,o que o defensores pensam,como a sociedade reage,existem projetos e se são suficientes,quais são os malefícios ,o que deve ser feito para melhorar,quem são os maiores envolvidos?Enfim...faça uma lista de perguntas sobre o tema para que surjam as IDEIAS do seu texto e você saia do branco!
3ª dica:
Mantenha a IMPESSOALIDADE:escreva na 3ª pessoa do singular,evite expressões “eu acho”,”eu penso”,”eu sei”,”a minha opinião é”.Escreva:percebe-se,resolve,defende,ataca...
4ª dica:
Evite repetir as mesmas palavras,use sinônimos,pronomes (os que retomam palavras,principalmente)ou a supressão(ocultar um termo mencionado).Veja:
"Os adultos possuem poder de decisão; os jovens, incertezas e conflitos.”
O exemplo acima apresenta a supressão da forma verbal “possuem” marcada pela vírgula.
Já em “O fumo é prejudicial à saúde, e esta deve ser preservada”,o pronome sublinhado retoma o termo à saúde,evitando assim a repetição.
5ªdica
A dissertação deve ser escrita em prosa,ou seja,com parágrafos expondo as opiniões a respeito do tema.
6ª dica:
Textos auxiliares  servem para ampliar informações sobre o tema,não devem ser copiados. Cópia é plágio!E isso torna o seu texto nulo.
7ª dica:
Respeite o limite de linhas,as margens...Não faça corações,carinhas ou bolinhas em lugar de pontos ou pingos,não use gírias e nem figuras de linguagem...
Então,quantos bichos você matou?

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei das dicas. Matei alguns ''bichos''.
B. Santana