sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cada um lê com os olhos que tem

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer, como alguém vive, com que convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação, Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Por que cada um lê e relê com os olhos que tem, pois compreende e interpreta a partir do mundo em que habita". (Leonardo Boff)

2 comentários:

Unknown disse...

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois
É assim que eu leio, vivendo cada pagina lida, me transportando para um mundo que me é apresentado através das linhas de um livro e por muitas vezes me ausento da realidade.

Unknown disse...

Muito bom saber que você é uma leitora proficiente,e se deixa despojar por esta fascinante habilidade humana. Para Magda Becker Soares, “leitura não é (...) ato solitário; é interação verbal entre indivíduos e indivíduos socialmente determinados”.